O sítio rupestre da Toca do Índio, situado na Serra de Santo Antônio, não é o único sítio arqueológico de Andrelândia.

Em todo o município são encontrados vestígios pré-históricos que comprovam a ocupação da região pelo homem há milhares de anos.

Os vestígios encontrados pelo NPA na região são registrados e comunicados ao IPHAN e ao Setor de Arqueologia da UFMG. Vários trabalhos científicos já foram produzidos pelos arqueólogos da UFMG com base no material encontrado em Andrelândia.

Dentre os principais vestígios, destacam-se:

Instrumentos Líticos
Ferramentas e objetos líticos [do grego Lithikós = pedra] são comumente encontrados por lavradores quando do preparo da terra para o plantio. Machados, soquetes, bigornas, pontas-de-flecha, são alguns dos vestígios pré-históricos localizados em toda a região de Andrelândia.


Vestígios Cerâmicos
O achado de cacos cerâmicos pré-históricos é também muito comum na região de Andrelândia, principalmente no Vale do Rio Turvo Grande.

Sabe-se que os povos pré-históricos dominavam bem a arte cerâmica, produzindo utensílios para o uso doméstico e pessoal (potes, panelas, cachimbos etc), para a decoração de outras peças (raras caretas que aparentemente eram utilizadas como apliques) bem como para o sepultamento de seus mortos (urnas funerárias).

Em Andrelândia registra-se a presença de cerâmicas pré-históricas ricamente decoradas, destacando-se as unguladas, pseudo-unguladas, ponteadas, corrugadas e espatuladas. Há registro também de cerâmicas pintadas, com detalhes visíveis em vermelho e branco.


Pinturas Rupestres
Além do sítio da Toca do Índio, o NPA já identificou pinturas rupestres (do latim rupestris = traçado sobre pedra) em outros quatro locais no município de Andrelândia, sendo três deles na Serra do Turvo e um na divisa com o Município de Madre de Deus de Minas.

Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados