Quarta-feira - 11/01/2017
Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio é o grande atrativo turístico de Andrelândia

3.500 anos de história muito bem guardados. 

A maior parte das cidades possui atrativos como cachoeiras, montanhas e prédios antigos, a exemplo de igrejas e sobrados. Mas ter uma história de 3.500 anos e vestígios arqueológicos anteriores ao nascimento de Cristo não é para qualquer uma.

Por isso, Andrelândia pode se orgulhar de ser uma das cidades com maior destaque na área da pré-história e da arqueologia em Minas Gerais e no Brasil.

O Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, criado em 1994, é considerado como uma das mais bem estruturadas unidades de conservação voltadas para a preservação do patrimônio cultural do país e vem sendo objeto de estudos científicos há mais de três décadas.


Nele está situado um paredão de pedra recoberto por mais de seiscentas pinturas que representam animais, instrumentos e símbolos geométricos registrados nas cores vermelho, amarelo e branco. Pesquisas realizadas pelo Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais encontraram restos de uma fogueira e um pedaço de carvão foi datado em mais de três mil anos, pelo método C14.  Também foram encontrados vestígios de ossos de animais mamíferos e de peixes, pontas de flechas e restos de pinhão.


O Parque foi criado e é administrado pelo Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande – NPA, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1986 com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e ambiental da cidade. A ong já recebeu um prêmio do Governo Federal, de âmbito nacional,  em reconhecimento pela melhor ação de preservação do patrimônio arqueológico do país.

Além das pinturas rupestres, os turistas podem visitar grutas, trilhas na mata, mirantes e, se derem sorte, avistar macacos, o lobo-guará e a onça suçuarana, que costumam andar pela região, que se transformou em um refúgio para a fauna e a flora em Andrelândia. 

Conheça e divulgue o maior atrativo cultural de Andrelândia ! Faça um passeio pela nossa pré-história.

Informações úteis:

Distância - O Parque está situado a 5 km do centro da cidade. O acesso é feito por estrada de terra.

Ingresso – O acesso ao Parque é controlado. A taxa de ingresso é de R$ 8,00 por pessoa.

Guia - O valor do monitor de turismo para a visita é de R$ 25,00

Visitas - Agende sua visita com José Marcos pelo telefone 35 –3325 –1006 ou com Evaristo, pelo telefone 35 – 98422-9623

Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados