Sexta-feira - 08/04/2016
Em Andrelândia-MG, capelinha ressurge das cinzas do esquecimento

Depois de dois anos de trabalho voluntário, em Andrelândia (a 290 km de Belo Horizonte), uma capelinha dedicada a Santo Antônio,  construída na década de 1940 e que estava abandonada há mais de vinte anos, está quase a ponto de ser reinaugurada.

As obras de restauro foram assumidas  pelo Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (NPA), associação civil sem fins lucrativos que atua na cidade em defesa do patrimônio cultural. Foram realizados vários mutirões envolvendo os próprios membros e colaboradores da ONG, que também arcaram com o pagamento dos materiais para as obras. Não houve auxílio ou participação de qualquer órgão público em nenhuma das esferas de governo.

A capela, que corria o risco iminente de desabamento, foi toda reestruturada, o engradamento e o forro trocados e as paredes receberam pintura nova. Agora faltam apenas os acabamentos finais.

A  reinauguração do pequeno e singelo tempo está prevista para o dia 11 de junho de 2016.

Os próximos passos almejados são o tombamento da capela como patrimônio de Andrelândia e o retorno das antigas festas de Santo Antônio no local, o que possibilitará o resgate do aspecto imaterial do patrimônio cultural da região da Serra na qual a capela foi construída.

Quem quiser contribuir com esse resgate  pode depositar sua contribuição, de qualquer valor, na conta corrente do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande, Banco do Brasil, Ag. 1327-7, Conta 5.761-4, CNPJ 20.420.840/0001-10.

O patrimônio cultural agradece.



Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados