Segunda-feira - 10/08/2015
Parque Arqueológico da Serra do Santo Antônio recebeu mais de uma centena de visitantes em julho de 2015

Andrelândia se consolida no cenário nacional do turismo  arqueológico.

O Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, em Andrelândia, Sul de Minas, entrou mesmo no circuito do arqueoturismo brasileiro. O arqueoturismo, ou turismo arqueológico, é uma  moderna modalidade turística em que são explorados produtos culturais e  a arqueologia e informações a ela associadas são o ingrediente principal.

Durante as férias de julho de 2015 o Parque recebeu mais de cem visitantes entre estudantes, pesquisadores, professores e pessoas interessadas na pré-história brasileira, procedentes de cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Barra Mansa, São Paulo entre outras. Todas as visitas foram guiadas, com a transmissão de informações sobre os atrativos culturais e naturais existentes no Parque, reforçando a consciência preservacionista.

Em 23 de julho, por exemplo, o Parque recebeu a visita de 25 pessoas, entre pais e alunos dos Colégios Bem-me-quer, Santo Agostinho e Padre Eustáquio, de Belo Horizonte. Ao todo foram 27 visitantes, que conheceram atrações como a  Toca do Lagarto, Gruta dos Novatos, Marco da Estrada Real e as  Pinturas Rupestres.

Já no dia 31 de julho o Parque recebeu 43 visitantes que participaram de atividade desenvolvida pela Prefeitura Municipal durante o Festival de Férias da Cidade, além de 12 visitantes entre servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e seus familiares. Na ocasião os turistas da capital levaram até o pico da Serra de Santo Antônio uma placa de aço com informações sobre o cume da montanha, onde foi afixada a 1.393 metros de altitude, com a indicação dos pontos cardeais.

Muitos dos visitantes aproveitaram a oportunidade para adquirir, no comércio local, produtos como queijos, cachaças e doces, contribuindo para a geração de renda em benefício da comunidade andrelandense.

Veja abaixo algumas imagens das visitas e atrativos do Parque:


Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados