Sexta-feira - 21/11/2014
Canoa Pré-Histórica é encontrada em Andrelândia - MG

Achado aconteceu em razão do baixo nível das águas do Rio Grande

Foi recentemente encontrada em Andrelândia, Sul de Minas Gerais, a 290 km de Belo Horizonte, no leito do Rio Grande, por um proprietário rural residente  no município, uma canoa de 9,10 m de comprimento e 70 cm de largura, escavada em um único tronco de madeira, sem qualquer sinal de utilização de ferramentas modernas como serras ou formões. A canoa apresenta sinais de utilização de fogo para a sua confecção, o que se sabe que era uma técnica dos indígenas, razão pela qual se acredita que o artefato tenha sido fabricado antes da chegada dos homens brancos na região.

Em razão da falta de segurança para a preservação da canoa no local em que se encontrava, o autor do achado pediu auxílio ao Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (NPA), em Andrelândia, que providenciou o transporte do bem para o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, onde se encontra acondicionado.

O NPA fez imediata comunicação formal do fato à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Belo Horizonte,  como exigido pela legislação, e já estabeleceu contatos com arqueólogos e especialistas em embarcações para que o bem seja devidamente pesquisado e conservado.


A canoa monóxila reúne características típicas de fabricação indígena

Essa é a segunda canoa indígena encontrada na região de Andrelândia. Em 1999, durante uma seca do Rio Aiuruoca, foi achada na divisa  com os vizinhos municípios de São Vicente de Minas e Serranos, uma canoa  muito semelhante e que, segundo datação pelo método C14, realizada nos Estados Unidos, foi fabricada entre 1480 a 1660.

O Sul de Minas tem se despontado no cenário nacional como uma região promissora para produzir novas informações sobre a  forma de viver dos antigos povoadores de nosso país.

Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados