Sexta-feira - 07/06/2013
Andrelândia mantém viva a tradição dos tapetes de Corpus Christi

Em 30 de maio de 2013, dia de Corpus Christi, a cidade de Andrelândia comprovou que mantém viva sua velha tradição de enfeitar as ruas para a celebração religiosa.

O “retângulo” formado pelas Avenidas Nossa Senhora do Porto e José Bernardino Alves,  Rua José Bonifácio de Azevedo e Praças Visconde de Arantes e João Zuquim, foi, mais uma vez, caprichosamente enfeitado pelos alunos das escolas locais com passarelas e tapetes confeccionados com serragem, folhas de cipreste, areia branca, pó de café, adornados com apliques em papel, borracha,  metal etc.

As casas situadas no trajeto também tiveram  suas janelas enfeitadas com toalhas de crochê, tecidos finos e flores.

A realização da cerimônia de Corpus Christi em Andrelândia é uma celebração muito antiga. Os preparativos começam cerca de um mês antes, com a preparação dos desenhos dos tapetes, tingimento da serragem e areia, secagem do pó de café,  por professores e alunos dos educandários da cidade.

No dia da montagem dos tapetes, é tradicional, pela manhã,  o “giro” dos moradores e visitantes pela área enfeitada.

A celebração oficial, presidida pelo pároco, consiste na procissão que sai às 15:00h da Matriz, passa pelas Avenidas Nossa Senhora do Porto e José Bernardino Alves, sobe pela Rua José Bonifácio de Azevedo (com parada no altar montado em frente ao prédio do Correio), prossegue passando pelas Praças Visconde de Arantes e João Zuquim (onde há parada em outro altar) e retorna à Matriz. A procissão é sempre acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento (fundada no século XIX)  e pela primorosa Banda São Pio X.

A Festa de Corpus Christi - do latim, corpo de Cristo - teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, e manifestou o desejo de que a ocasião fosse lembrada. A celebração  foi instituída oficialmente  pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Em Portugal, ordenada por dom Dinis, a festa do Corpus Christi começou a ser celebrada em 1282, embora haja referências à sua comemoração desde os tempos de dom Afonso III. A tradição da confecção dos tapetes surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores

A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."


Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados