Sexta-feira - 19/06/2015
170 alunos da escola Visconde de Arantes visitam o parque arqueológico da Serra de Santo Antônio, em Abdrelânida - MG
Foi encerrada, na primeira quinzena de junho de 2015, o Projeto Educacional “A Pré-história de Andrelândia”.
Desenvolvido na Escola Estadual “Visconde de Arantes”, esse projeto visava atender, inicialmente, apenas alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – dos Ensinos Fundamental e Médio, nas disciplinas de História e Geografia. Contudo, a pedidos, o professor responsável ampliou sua abrangência para turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, especialmente as salas 201 e 303, totalizando 170 discentes.
Dentro do contexto estudado, abordou-se: - A Pré-história: O maior período humano sobre a face da Terra; As Teorias da Migração; A Pré-história brasileira; A arqueologia em Minas Gerais; A criação e atuação do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande – NPA; - O Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio.
Nos dias 17 e 19/05/15, foram realizadas aulas práticas, com belos passeios no Parque Arqueológico. Os alunos, na companhia de familiares e do professor Giovanni Andrade Alves, saíram por volta de 08:00 horas, em transporte público, com destino ao Parque, onde conheceram trilhas, grutas, mirantes, uma canoa indígena de 400 anos muito bem preservada, e, lógico, o incrível painel com mais de 650 pinturas rupestres existente no local.
Na descrição dos próprios alunos foi uma experiência inesquecível e que, certamente, aproxima a população andrelandense do seu mais antigo patrimônio cultural: o Sítio Arqueológico da Toca do Índio.
Conheça algumas das fotos das aulas práticas: