Quinta-feira - 19/06/2014
Equipe do NPA visita Sítio Arqueológicona Serra do Lenheiro, em São João Del-Rei
Na manhã do dia 18 de junho de 2014 os membros do NPA José Marcos Alves Salgado e Marcos Paulo de Souza Miranda visitaram o sítio arqueológico da Serra do Lenheiro, em São João Del-Rei, acompanhados pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico daquela cidade, José Antônio de Ávila Sacramento e Luiz Antônio Sacramento Miranda.
O sítio arqueológico está situado no Morro dos Três Pontões, em área do Campo de Montanhismo do 11º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, a uma altitude de 1179 m, coordenadas S 21º 08` 365`` e W 044º 18` 064``. Localizado em um abrigo rochoso de quartzito, um painel de 15 m de extensão conta com aproximadamente duas dezenas de pinturas rupestres de cor vermelha, distribuídas do nível do solo até 2 m de altura.
A pinturas rupestres são todas monocrômicas e existem representações de antropomorfos, zoomorfos (cervídeos e sauros) e geométricos (pontuados, bastonetes e radiais). Estão em razoável estado de conservação, podendo ser observados alguns pontos com pichações incisas, restos de fogueiras recentes e áreas de desprendimento de lascas no paredão, possivelmente decorrentes de ações antrópicas. A área frontal ao paredão encontra-se pouco provida de vegetação arbórea, o que contribui para alta incidência de luz solar no sítio rupestre e pode acelerar o processo de desplacamento da rocha em razão da maior variação de temperatura.
A aproximadamente 50 cm do painel foi instalada uma cerca de estrutura metálica e tela de arame com o objetivo de evitar contato dos visitantes com as pinturas. O NPA está realizando o registro fotográfico e o cadastro dos sítios arqueológicos rupestres da região do Alto Rio Grande a fim de analisar a possível existência de motivos comuns entre eles, o que poderá, eventualmente, indicar uma tradição rupestre própria.
Até agora já foram cadastrados sítios rupestres nos municípios de Andrelândia, Carrancas, Serranos e São João del-Rei.