Terça-feira - 17/01/2017
Equipe do NPA descobre dois novos abrigos rochosos com Vestígios Arqueológicos em Andrelândia

Uma equipe do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (NPA) descobriu na tarde de 11 de janeiro de 2017 dois novos abrigos rochosos com vestígios arqueológicos no município de Andrelândia, na região conhecida como Palmeirinhas, entre a Campina Verde e o Azeite.

A Toca do João Taiá (nome atribuído pelo NPA) é um abrigo rochoso em afloramento de gnaisse com aproximadamente três metros de altura,  seis de largura e dois de profundidade.  Há  sinais de lascamento  e de fogueira em uma pedra situada na sua base. O abrigo está situado a 1018m de altitude e pode estar associado à figura lendária de um escravo chamado João Taiá, que teria sido violentamente castigado na região da Fazenda Itaipeva e arrastado por um cavalo até a morte, que teria ocorrido nas proximidades da toca, em local ainda hoje assinalado por uma velha cruz de madeira. 


Antiga e lendária cruz do escravo João Taiá


Já o Abrigo do João Taiá (nome atribuído pelo NPA) é um abrigo rochoso em gnaisse, formado por paredão aflorado e blocos desabados, com aproximadamente seis metros de altura, trinta metros de largura e cinco metros de profundidade. Há vestígios de possíveis  pinturas rupestres pré-históricas  na cor vermelho. O abrigo está situado a 1015m de altitude.

A importância das descobertas se dá, sobretudo, em razão da região de sua ocorrência no município de Andrelândia ser ainda muito pouco conhecida sob a ótica da arqueologia, o que abre perspectivas de novos achados.

O NPA está providenciando o cadastro dos sítios junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e ao Centro Nacional de Pesquisas e Conservação  de Cavidades.

A grande atividade de silvicultura (plantação de eucaliptos) na região precisa ser desenvolvida de forma a preservar os novos sítios encontrados.


Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados