Terça-feira - 03/01/2017
Cachoeira do Apiário, no Rio Capivari, é uma boa opção para as férias em Andrelândia

Situada a 30km de Andrelândia, na região da Campina Verde, divisa com o município de Santana do Garambéu, a Cachoeira do Apiário é uma ótima opção para curtir o verão e as férias em Andrelândia.

Com uma queda d’água com grande volume, um bom poço para nadar e corredeiras, a cachoeira está situada no Rio Capivari (do tupi = Rio das Capivaras), curso d’água genuinamente andrelandense, pois nasce na Serra da Natureza e deságua no Rio Grande, fazendo a divisa de Andrelândia com Santana do Garambéu. Suas águas são de boa qualidade e abrigam uma grande quantidade de peixes, como lambaris, piaus, dourados e mandis. Por ser afluente do Rio Grande e estar situado acima da represa de Camargos, o Rio Capivari é considerado como de preservação permanente pela Lei Estadual 15.082/2004.

A cachoeira está situada em propriedade de Hélio de Paula Andrade, que cobra uma  pequena taxa para visitação e também expõe à venda artesanatos e produtos naturais fabricados no local, como mel, própolis, cachaça de mel e o famoso hidromel, considerado afrodisíaco. 

Além de ser consumido em Roma e na Grécia Antiga, outras culturas antigas consumidoras do hidromel (bebida alcoólica fermentada à base de mel e água)  foram os celtas, os saxões e os vikings. Na Irlanda, existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar (ou mês) após o casamento. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel. Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses.

Agende sua visita à Cachoeira do Apiário com Hélio pelo telefone:  (32) 99959-1599


Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados